Seus Direitos em Caso de Negativação Indevida do Nome no SPC, SERASA e Outros

É muito importante que você conheça seus direitos caso tenha seu nome negativado indevidamente nos cadastros de proteção ao crédito, como SPC, SERASA e outros. Esse problema pode ocorrer em diversas situações, incluindo:

  • Fraudes ou golpes em seu nome;
  • Cobranças indevidas de serviços já cancelados;
  • Contas ou dívidas já pagas;
  • Cartões de crédito enviados sem solicitação;
  • Serviços não contratados.

Se isso acontecer com você, saiba que tem o direito de exigir a remoção imediata do seu nome dos cadastros de inadimplentes. Além disso, você pode pleitear uma indenização por danos morais e materiais, pois a empresa responsável pela negativação indevida deve reparar os prejuízos causados.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor cobrado indevidamente tem o direito à repetição do indébito, ou seja, ao ressarcimento do valor pago indevidamente, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo em caso de engano justificável. Isso significa que você pode entrar com uma ação judicial para solicitar:

  • A retirada do seu nome dos cadastros de inadimplentes;
  • A devolução do valor cobrado indevidamente, com juros e correção.
  • Indenização por danos morais.

Comunicação da negativação

Outro ponto fundamental é que, conforme o Código de Defesa do Consumidor, a empresa que negativar o nome do consumidor deve notificá-lo previamente por escrito e com pelo menos 10 dias de antecedência. Se essa exigência não for cumprida, também pode haver ação judicial para reparação de danos.

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